quarta-feira, 27 de julho de 2011

Após 2 anos, Felipe França da o troco e leva o ouro

Felipe França estava engasgado desde  a derrota em 2009 no mundial de Roma para o o sul-africano Cameron Van Der Burg. Porém dessa vez foi diferente. Mesmo saindo mal, França teve um surpreendente final de prova e faturou o ouro com 27s01. A prata ficou com o italiano Fabio Scozzoli, que cravou 27s17. Van de Burgh, ficou apenas com o terceiro lugar, com a marca de 27s19 e fez cara de poucos amigos no pódio.





Phelps leva seu primeiro ouro e Pellegrina o seu 2º
Na última virada, havia um japonês no caminho. Takeshi Matsuda, na raia 4, surpreendeu o Centro Esportivo Oriental ao bater na frente na última perna dos 200m borboleta. Ao lado dele, no entanto, estava Michael Phelps. E o americano não parecia disposto a perder um ouro pela terceira vez no Mundial de Esportes Aquáticos de Xangai. Com uma chegada forte, Phelps deixou Matsuda para trás e muito. Bateu em 1m53s34 e, enfim, garantiu o lugar mais alto do pódio. O japonês ficou com a prata (1m54s01), e o bronze foi para o chinês Peng Wu, com 1m54s67.

Phelps em ação nos 200 borboleta

Assim como aconteceu nos 400m livre, a italiana Federica Pellegrini venceu os 200m e conseguiu defender ambos títulos conquistados na última edição, em Roma 2009. Passando bem atrás de várias nadadoras na primeira metade da prova, Federica fez um final de prova muito forte e levou sua segunda medalha de ouro na competição com 1.55.58. A australiana Kylie Palmer ficou em segundo com 1.56.04 e a francesa Camille Muffat, por apenas 6 centésimos, conquistou seu segundo bronze no Mundial com 1.56.10.

Confira no vídeo abaixo a vitória de Felipe França

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Cielo vence os 50 borbo, e se emociona mais uma vez

Pouco mais de 23 segundos foram necessários para Cielo sentir todas as emoções. Alegria, sorriso, lágrimas, Cielo mostrou que a acusação de doping, e o julgamento que durou mais de 1 mês não o abalou. Cesão dominou desde as eliminatórias até a final a prova do 50 borboleta, como sempre avançando com o melhor tempo. Nesta manhã de Segunda no Brasil, noite em Shangai, Cielo faturou seu 3º ouro em Mundiais. Dessa vez, em uma das provas que nem treina tanto, mais como velocista nato levou mais uma. Ouro com 23s10, a prata foi para Matthew Targett (AUS) - 23s28 e o bronze para Geoff Huegill (AUS) - 23s35.

Cielo aos prantos, após garantir mais um ouro
Nas outras finais do dia Norueguês passa próximo ao recorde mundial

Desde as eliminatórias, Alexander Dale Oen mostrou que era forte candidato ao ouro nos 100m peito. Tinha sido o mais rápido também nas semifinais e sobrava na turma. Nesta segunda-feira no Mundial de Xangai não foi diferente. O norueguês venceu a prova com 58s71 e ficou a 13 centésimos do recorde mundial (58s58) estabelecido na edição de Roma-2009 pelo australiano Brenton Rickard.  A prata ficou com Fabio Scozzoli (59s42) e do sul-africano Cameron Van Der Burgh (59s49). O campeão olímpico Kitajima, ficou apenas com a 4º colocação.

Nos 200 medley feminino vitória da chinesa Ye Shiwen. Ela conquistou o ouro, numa arrancada sensacional nos últimos 50metros, após passar em 3º nos 150. A chinesa marcou o tempo de 2m08s90, deixando para trás a australiana Alicia Coutts (2m09s00) e a americana Ariana Kukors, dona do recorde mundial (2m09s12). Nos 100m borboleta, Alicia Coutts também bateu na trave. Ele ficou com a prata (56s94) na prova vencida pela americana Dana Volmmer (56s87) e que teve a chinesa Lu Ying como terceira colocada (57s06).

Confira abaixo o vídeo da prova de Cielo

domingo, 24 de julho de 2011

Tae Hwan Park e Federica Pellegrini conquistam primeiras medalhas individuais no Mundial

Nesta manhã de Domingo no Brasil, noite de Domingo e Shangai, ocorreram as semifinais e as primeiras finais do Mundial de Natação. Na primeira final do dia nos 400 metros livre masculino, o coreano Tae Hwan Park conquistou o ouro com um final de prova sensacional. O coreano marcou 3m42s04, deixando para trás o chinês Yang Su com 3m43s24 e o alemão e recordista mundial Paul Biederman apenas com o bronze, com a marca de 3m44s14.
Tae Hwank Park comemorando o ouro



Na segunda final, desta vez nos 400 metros livre feminino, o ouro ficou com a musa italiana Federica Pellegrini. Ela marcou 4m01s97, chegando a frente de Rebecca Adlington, da Grã-Bretanha (4m04s01), e Camille Muffat, da França (4m04s06s). Federica, demonstrou toda sua beleza, até na hora do pódio.






A careta da musa: Federica Pellegrini e a medalha de ouro nos 400m livre em Xangai

Para fechar o dia de finais, ocorreram os revezamentos.No feminino vitória da favorita  Holanda com 3m33s96. As americanas conquistaram a medalha de prata, com 3m34s47, e o bronze caiu nas mãos da Alemanha, com o tempo de 3m36s05.

Já no masculino, ocorreu a grande surpresa do dia.Saindo de um modesto 8º lugar no horário de Roma, para o ouro em Shangai a Austrália surpreendeu a todos. O time formado por ames Magnussen, Matthew Targett, Matthew Abood e Eamon Sullivan marcou 3m11s00 deixando para tras o time americano de Michael Phelps, que entregou o revezamento em primeiro. O time formado por Phelps,  Weber-Gale,  Jason Lezak e Nathan Adrian marcou 3m11s96 ficando com o bronze. A prata ficou com a França, que caiu na água com Alain Bernard, Jeremy Stravius, William Meynard e Fabien Gilot marcando 3m11s14.

sábado, 23 de julho de 2011

Ana Marcela é ouro!

Calor, cansaço, desgaste físico e psicológico. Nada disso foi capaz de parar Ana Marcela Cunha na prova de 25km do Mundial de Xangai, na manhã deste sábado, na praia de Jinshan. A baiana de 19 anos surpreendeu ao conquistar a primeira medalha de ouro do Brasil na competição chinesa na prova mais longa e desgastante da maratona aquática. Após perder a vaga para as Olimpíadas de Londres nos 10km, a vitória serviu para lavar a alma.

Nada como um dia depois do outro. Ana Marcela Cunha viveu uma semana que jamais vai esquecer. Na terça-feira, terminou em 11o lugar a prova dos 10 quilômetros dando adeus a sua segunda Olimpíada. Na sexta-feira, voltou a praia de Jinshaw para terminar em sétimo lugar a prova dos 5 quilômetros. Ana Marcela, mostrou ser um exemplo, e mostrar que mesmo não conseguindo nosso maior sonho, jamais poderemos desistir.

A natação brasileira e principalmente baiana, se orgulha muito de Aninha nessa dia


Ana Marcela comemorando na chegada

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Advertência é mantida, e Cielo nadará o mundial. Waked é suspenso por 1 ano

O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) manteve a decisão da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) de apenas aplicar apenas uma advertência a Cesar Cielo, flagrado em antidoping. Com isso, o campeão olímpico e mundial está liberado para disputar o Mundial de Xangai, a partir da madrugada de sábado para domingo (horário de Brasília). O caso tinha sido levado ao TAS pela Federação Internacional de Natação (Fina), que, após analisá-lo, sugeriu uma suspensão.

Nicholas Santos e Henrique Barbosa, que testaram positivo para a mesma substância, também receberam somente uma advertência, pena mínima em casos de furosemida - a máxima é de dois anos.

Vinícius Waked, reincidente, foi suspenso por um ano, a contar a partir de maio. Em fevereiro do ano passado, ele foi punido por dois meses por uso de isometepteno - alegou ter ingerido sem conhecimento ao tomar um remédio para dor de cabeça.

Cielo na chegada ao julgamento, confiante que seria absolvido

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Brasileiros nadam mal e ficam longe da vaga Olímpica

Os brasileiros Samuel De Bona e Allan do Carmo não foram bem nos 10 km da Maratona Aquática do Mundial de Xangai, na China. Na madrugada desta quarta-feira (20), eles chegaram apenas na 45ª e 50ª colocações, respectivamente, e ficaram longe da classificação para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
O vencedor do masculino foi o grego Spyridon Gianniotis, que concluiu com o tempo de 1h54min24s, seguido de Thomas Lurz, da Alemanha, que ficou apenas três segundos atrás do rival. O terceiro colocado foi o russo Sergey Bolshakov. De Bona fez o tempo de 2h02min17s, enquanto Allan concluiu em 2h05min42s.

Além de Alemanha e Rússia, atletas dos Estados Unidos, Austrália, Espanha, Bélgica e França garantiram lugar nas Olimpíadas de 2012.

A decisão do representante brasileiro em Londres, ficará para ano que vem, no mês de Junho na etapa de Setubal em Portugal, onde os 15 primeiros colocados, garantem vaga na olimpiada.

Largada da prova masculina

terça-feira, 19 de julho de 2011

Poliana Okiimoto termina em 6º e vai ser a representante do Brasil em Londres 2012

Na manhã dessa Sexta-feira em Shangai, ocorreu a primeira prova do Mundial. A prova de 10 km, além de valer o titulo mundial, também valia como seletiva para Londres 2012.
Poliana Okimoto chegou em 6o lugar garantindo sua vaga para os Jogos Olímpicos de Londres. Ana Marcela ficou em 11o lugar perdendo a vaga olímpica por cerca de quatro segundos.

A britânica Keri Anne Michelle Payne liderou a prova do início ao fim. Ela sempre esteve ameaçada por várias nadadoras mas fez uma prova perfeita e levou o ouro. A prata ficou para a italiana Martina Grimaldi e o bronze para a grega Marianna Lymperta.

As 15 vagas restantes para Londres 2012 serão definidas na prova de Setúbal, Portugal em junho do próximo ano com o seguinte critério:

* A melhor classificada do continente africano. (1 vaga)
* A melhor classificada do continente asiático. (1 vaga)
* As 13 melhores classificadas na prova, uma de cada país, sem poder ser da Grã-Bretanha, Itália, Grécia, Austrália, Argentina, República Tcheca, Alemanha, Suiça, Espanha ou Brasil. (13 vagas)

Infelizmente, não deu para a nossa querida nadadora baiana, Ana Marcela Cunha, porém a atleta tem apenas 19 anos e uma longa estrada pela frente.

Poliana logo após a prova, feliz por conquistar a vaga para Londres 2012

domingo, 17 de julho de 2011

Prova de 10 Quilômetros do Mundial de Shangai tem recorde de inscritos.

A prova dos 10 quilômetros, prova que é a primeira seletiva olímpica para Londres está grande, talvez grande demais. Abrindo o Mundial acontece nesta terça-feira a prova feminina, no dia seguinte a masculina.

Entre as mulheres, são mais de 60 nadadoras, entre os homens o número ultrapassa os 70. Nunca tivemos uma prova da FINA com tantos participantes e que pode gerar confusão na disputa. O Comitê Organizador ainda não anunciou qual será a medida a ser tomada, porém existem rumores de que poderemos ter duas saídas diferentes para cada prova.

O Brasil, estará sendo representado por Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha no feminino e Alan do Carmo e Samuel de Bona no masculino. Boa sorte aos nossos atletas

Abaixo link do video, onde os atletas chineses estão treinando na raia das aguas abertas.

 

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Mundiais Aquáticos de 2015 e 2017 têm sedes definidas

A Federação Internacional de Natação (Fina) definiu nesta sexta-feira as sedes para os Mundiais de Esportes Aquáticos de 2015 e 2017. O primeiro acontecerá na cidade de Kazan, na Rússia, enquanto o segundo será no México, em Guadalajara. A competição é a maior da entidade e reúne as cinco modalidades administradas por ela (natação, nado sincronizado, saltos ornamentais, pólo aquático e maratonas aquáticas).

A outra candidatura que brigava para sediar uma das competições era de Hong Kong. A escolha aconteceu em Xangai, onde, neste sábado, começará a 14ª edição do Mundial de Esportes Aquáticos. A 15ª, prevista para 2013, já tinha sede decidida: Barcelona.

"Todas as candidaturas merecem ser parabenizadas pelo trabalho duro e o envolvimento pessoal. É uma garantia de que ambas as edições destes campeonatos serão incríveis, apoiadas em facilidades excelentes e contando com todo o apoio das autoridades nacionais e locais", declarou o presidente da Fina, Julio César Maglione.

 Para ganhar em prestígio, ambas as apresentações contaram com grandes nomes dos esportes aquáticos locais. A Rússia teve a presença do campeão olímpico de natação Alexander Popov, enquanto o México teve o ex-saltador Fernando Platas e a atual campeã mundial nos saltos ornamentais, Paola Espinosa, que lutará pelo bi em Xangai.

 
Parque Aquático de Guadalajara ainda em construção para o PAN 2011

terça-feira, 12 de julho de 2011

Overtraining: o pior inimigo dos treinos intensos

Overtraining é uma designação de excesso no treinamento, por isso deparamos com atletas que sentem de alguma forma os resultados desse excesso.
 
O organismo do atleta apresenta uma grande estafa física e posteriormente mental. Na maior parte das vezes, este problema é devido, principalmente para atletas de ponta, pelo uso inadequado dos intervalos proposto pelo técnico, consequentemente deixando de haver uma sinergia entre a recuperação dos batimentos cardíacos e o inicio dos tiros.

     Existem várias formas de reconhecer um Overtraning. Primeiro lugar, o atleta começa a demonstrar um pouco        de    desânimo e falta de motivação com o treino, sente muita sonolência durante o dia, perde o prazer em ir treinar, podem ocorrer lesões nesse período ocasionado pelo super treinamento. Em termos psicológicos, tende a ter um mau humor  e irritabilidade por qualquer motivo, insônia e depressão poderão ocorrer também.

Os principais sintomas são perda de apetite, peso, insônia, irritação, ansiedade, depressão, agressividade, pequenas lesões.

Nem sempre, treinar muito, quer dizer tudo, é necessário treinar de maneira correta


Abaixo, vídeo de um especialista falando um pouco sobre Overtraining

 



segunda-feira, 11 de julho de 2011

Seleção embarca para o Mundial, sem a presença de Cesar Cielo

Mesmo com passagem marcada para a madrugada desta segunda-feira para Macau, Cesar Cielo evitou o encontro com jornalistas e não se apresentou com o restante da delegação para o período de aclimatação para o Mundial de Xangai.

Na noite de domingo, a maior parte da seleção se apresentou no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, para o embarque para Macau - Thiago Pereira foi direto dos EUA, onde treina. Responsável pela delegação, Dr. Marcos Bernhoeft chegou a mostrar a jornalistas as passagens de Cielo e de seu técnico, Alberto Silva, o Albertinho. Dois nadadores, no entanto, confirmaram o embarque antecipado do principal nome da natação brasileira. Além dele e de Albertinho, o superintendente técnico da CBDA, Ricardo Moura, também teria ido antes para Macau.

O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) confirmou na sexta-feira ter recebido da Federação Internacional de Natação (Fina) um pedido de suspensão de Cesar Cielo, Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinícius Waked, flagrados em antidoping por uso de furosemida. O TAS destacou também o pedido de urgência para que o caso seja julgado antes do Mundial de Xangai, de 24 a 31 de Julho. Se forem suspensos, os resultados dos atletas desde o Troféu Maria Lenk, em maio, serão anulados. 

 Cielo respondendo as perguntas a respeito do doping

sábado, 9 de julho de 2011

4 Nadadores da Bahia vão disputar as finais Amanhã

Amanhã 4 baianos estarão nas finais disputando medalha. Laisia Uzeda do Cepe Salesiano, foi a primeira a se garantir na final. Laisia marcou o 4º tempo, nos 50 livre categoria infantil 2. Com o tempo de 00´28´52´Laisia tem grande chances de alcançar um lugar no pódio amanhã. Cauã Vinicius Oliveira da Rhanc Fitness, foi o segundo a se garantir na final. Comprovando que vem fazendo um belo campeonato, Cauã entra na final de amanhã com o 3º tempo nos 50 livre categoria Infantil 1 com a marca de 00´26´38´e também vai entrar forte, brigando por medalha. Thayana Santos, do Elos/ Clube dos 100, foi a terceira a se garantir na final na prova de 200 borboleta Infantil 1. Thayana Marcou 02´42´46´e avançou com o 2º tempo as finais, e amanhã prometeu brigar forte pelo ouro. O último nadador local, a se garantir nas finais, foi Leonardo Assis da Porto Ação.  Leonardo, marcou o 2º tempo nos 100 peito Infantil 1 com a marca de 01´12´82´e também promete brigar por ouro amanhã.
Cliquem no link abaixo e confiram os resultados da tarde deste sábado
http://www.cbda.org.br/wp-content/uploads/2011/06/BALIZAMENTODEFINAL4ETAPA.pdf




Leonardo Assis e Cauã Vinicius Oliveira garantem mais 2 medalhas para Bahia

Em mais um dia de finais, 2 nadadores baianos conseguiram subir ao pódio. Cauã Vinicius Oliveira da Rhanc Fitness na categoria  Intantil 1, sagrou-se vice-campeão dos 100 livre. Cauã obteve a marca de 00´57´42´ e levou mais uma medalha para casa. Após Cauã, foi a vez de Leonardo Assis faturar a segunda medalha do dia. O atleta da Porto Ação levou a medalha de prata nos 200 peito Infantil 2, com a marca de 2´39´82´. Leonardo Assis vem mostrando uma grande evolução na prova dos 200 peito, visto que em piscina curta ele é recordista Baiano do Infantil 1 até o Junior 1.  Um pouco mais tard, ainda nessa manhã de Sabado, Leonardo Assis voltou a cair na água para disputar a final dos 200 medley. Cansado, ele terminou com o 5º tempo, com a marca de2´30´82´.

Ainda faltando uma etapa, ja se pode cravar o destaque masculino da competição. Brandonn Pierry do Corinthians, nadou sua 4º prova e garantiu seu 4º recorde. Nessa vez nos 400 livre, o atleta estabeleceu a marca de 4´10´85´.

Agora pela tarde, mais eliminatórias, com as finais sendo disputada amanhã

Cliquem no link abaixo e confiram os resultados das finais de hoje


sexta-feira, 8 de julho de 2011

Cauã Vinicius Oliveira conquista primeira medalha para Bahia no brasileiro Infantil

Hoje pela manhã ocorreram as finais. O primeiro baiano a cair na piscina foi Cauã Vinicius Oliveira, da Rhanc Fitness. O nadador baiano marcou 2´09´89´e ficou com a medalha de bronze dos 200 livre na categoria infantil 1. A segunda nadadora baiana a cair na água foi Thayana Santos Infantil 1 do Elos/Clube dos 100, Thayana acabou melhorando sua marca nos 100 borboleta, nadando para 1´11´85´porém acabou apenas com o sexto tempo, agora fica a torcida para sua melhor prova que é a de 200 borboleta. O ultimo nadador baiano a cair na piscina nessa manhã, foi Leonardo Assis, Infantil 1, da Porto Ação. O atleta marcou 1´08´85 e ficou com o oitavo tempo nos 100 borboleta. 

Mais uma vez, o destaque do dia vai para o atleta do Infantil 2 Brandonn Pierry do Corinthians. O atleta nadou 2 provas hoje pela manhã e venceu quebrando 2 recordes. Primeiro venceu os 200 costas com a marca de 2´11´68´ ,logo após caiu para nadar os 400 medley e venceu com 4´44´28´. Brandonn Pierry coleciona agora 3 ouros, e 3 recordes, e ainda vai nadar os 400 livre, prova essa que ele também é grande favorito

Agora pela tarde, acontecem mais eliminatorias, com presença dos baianos mais uma vez na água. Mais tarde posto aqui os resultados das eliminatórias.


Cauã Vinicius Oliveira da Rhanc Fitness, bronze nos 200 livre Infantil 1


Clique no link abaixo para conferir os resultados dessa manhã de sexta-feira

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Cauã Vinicius Oliveira, Thayana Santos e Leonardo Assis representarão a Bahia nas finais de amanha

A tarde dessa Quinta-feira foi marcada pelas eliminatorias de algumas provas. A primeira nadadora da Bahia a cair na água foi Laisia Uzeda da categoria   Infantil 2 do Cepe Salesiano. Ela marcou 2´19´85´e acabou com o 18º tempo nos 200 livre. Logo depois, foi a vez de Cauã Vinicius Oliveira da Rhanc Fitness. Cauã não decepcionou, e vai para final com o 2º tempo, com a marca de 2´09´´50´. Rodrigo Santos, da Porto Ação do Infantil 2,também nos 200 livre marcou 2´10´02 e terminou com o 18º tempo. Leonardo Assis da categoria Infantil 1, atleta da Porto Ação foi o segundo baiano a se garantir na final com o tempo de 1´07´23´na prova de 100 metros borboleta. O atleta se garantiu com o oitavo tempo.A ultima, mais não menos importante nadadora baiana a se garantir na final foi Thayana Santos, do Elos Clube dos 100. A atleta do infantil 1 marcou 1´13´79´ nos 100 borboleta e entrou na final com o oitavo tempo. Para fechar a tarde/noite Rodrigo Santos voltou a piscina e nadou os 100 borboleta, ficando com o 20º tempo, com a marca de 1´08´07´.

Amanha pela manha acontecem as finais, e vamos ficar na torcida por nossos nadadores locais

Continuem ligados aqui no blog, que estarei sempre postando os resultados


Thayana Santos em Ação

Clique no link abaixo, e confira os resultados de hoje pela tarde


Provas de Fundo marcam a manha de Quinta: Brandonn Pierry consegue grande Marca

A manhã desta quinta-feira marcou o ínicio do Campeonato Brasileiro de Inverno. Como sempre as provas de fundo deram partida as atividades. Destaque para os 2 novos recordes do dia. A atleta Bruna Veronez Primati do Paineiras, quebrou o recorde que era de Ana Marcela, nos 800 livre, pelo infantil 2 por alguns centesimos. Bruna Primati marcou 09´07´52 e levou o ouro e a novo recorde da prova. Ja no Infantil 2 nos 1500 livre, Brandonn Pierry do Corinthians, simplesmente aniquilou o antigo recorde do campeonato que era de 16´56´92.  O atleta do Corinthians  estabeleceu a marca de 16´29´24 e ganhou com facilidade a prova.

Agora pela tarde, teremos as eliminatorias, para as finais de amanhã logo cedo, e os baianos estarão na água. Fica aqui toda a nossa torcida.


 Brandon Pierry campeão e novo recordista dos 1500 livre infantil 2

Confira aqui todos os resultados da 1º etapa

http://www.cbda.org.br/wp-content/uploads/2011/06/RESULTADO-1-ETAPA.pdf

terça-feira, 5 de julho de 2011

Começa Amanhã o Campeonato Brasileiro de Inverno

Começa amanhã, dia 06/07 o XXVIII Campeonato Brasileiro Infantil de Inverno – Troféu Dr. Ruben Dinard de Araujo, que será realizado em Recife. A Bahia estará representada por 8 atletas Laisia Uzeda do CEPE Salesiano(50,100, 200 livre), Thayana Santos do Elos Clube dos 100 ( 100 e 200 borboleta) Maria Clara Brandão do Iate Clube da Bahia( 100 e 200 peito) Leonardo Assis da Porto Ação ( 100 e 200 peito, 100 borboleta e 200 medley) Rodrigo Santos da Porto Ação ( 50, 100 e 200 livre e 100 borboleta) André Luis Cerqueira da Promoter Quality ( 100 peito e 1500 livre) Pedro Henrique Burgos da Promoter Quality ( 50 e 100 livre) e Cauã Vinicius Oliveira da Rhanc Fitness ( 50, 100 e 200 livre)


Estarei acompanhando aqui no blog, não so os baianos, mas toda a competição, apontando um destaque de cada dia. Lembrando que essa competição também servirá como ultima seletiva para o Mundial Júnior.

Confira Aqui todo o Balizamento
http://www.cbda.org.br/wp-content/uploads/2011/06/BalizamentoBrasileiroInfantil.pdf


Uma boa sorte para todos, e boas braçadas

domingo, 3 de julho de 2011

A maior crise da história da natação brasileira ; O cado do Doping na Natação Brasilera

Retirada do Blog do Coach http://sportv.globo.com/platb/blogdocoach

A maior crise da história da natação brasileira

Jamais nosso esporte viveu um drama tão grande como o que estamos passando neste momento. Se alguém acha que isso acabou com a decisão do Painel de Doping da CBDA está muito enganado. Muito mesmo. Ainda vamos vivenciar uma tensão sem tamanho até o pronunciamento da FINA para uma situação extremamente desconfortável para todos nós.

A Furosemida encontrada na urina de quatro de nossos melhores nadadores é um dos mais poderosos diuréticos que existe e a defesa dos quatro atletas precisará ser muito bem embasada para convencer os membros do Painel da FINA.

Na história dos testes positivos de Furosemida na natação desde 2001, a pena mais branda foi a de Daynara de Paula que testou positivo para a substância no ano passado nos Jogos ODESUR: seis meses!

Os testes positivos aconteceram no Troféu Maria Lenk e a decisão do Painel veio um dia após o prazo de inscrição para o Mundial de Shanghai adicionando mais um problema técnico a nossa seleção. De acordo com a decisão, todas as marcas anuladas mudam a convocação da Seleção Brasileira e talvez isso tenha passado despercebido (ou foi de propósito?).
Conheço César Cielo, conheço sua família, conheço Nicholas Santos, o Vinicius Waked, o Henrique Barbosa. São todos grandes atletas e excelente pessoas. São atletas que aprendi a admirar e só tenho coisas boas a falar. Do técnico Albertinho, então nem se fala, considero um grande amigo e companheiro de muitos anos.

Mesmo assim, acreditar neles pouco muda. Não temos o controle do que vai acontecer e a decisão da FINA pode ser de “zero a 2 dois anos” conforme o próprio Dr. Eduardo de Rose declarou.

Contra eles ainda tem a “fama” que o Brasil ganhou nos últimos anos pelos incontáveis casos de doping. Até mesmo o caso Fabíola Molina ganha uma nova conotação neste aspecto.  O Painel da FINA vai considerar isso também, é mais dificuldade contra todos nós.

A mídia internacional está caindo de pau neles, em nós. Lembro que um técnico da Seleção Brasileira sempre me destacava que ao chegar nas competições internationais,  os treinadores das outras seleções faziam piadas e chacotas a respeito de uma atleta de nossa seleção, isso antes dela ser pega positiva e depois banida. E agora, vamos todos ser gozados?
Sempre acreditei no “Efeito Bola de Neve” e por várias vezes comentei o efeito positivo que a “Cielomania” tem trazido para a natação brasileira. César Cielo trouxe investimentos para o nosso esporte, ajudou a aumentar os salários dos atletas e profissionais envolvidos em nosso esporte, cresceu o interesse e espaço na mídia. César Cielo e seus resultados são responsáveis por tudo isso.

O seu nome sendo jogado como tem sido nos últimos dias tem um efeito muito negativo em tudo o que se demorou anos para construir. Cielo é o modelo de sucesso e perspectiva de milhares de jovens nadadores de nosso país.

Ao fazer sua exposição e dar a sua versão, Cielo o fez sem dar direito de pergunta as dezenas de reporteres que se fizeram presente. Na minha opinião, uma medida bem tomada de evitar um desgaste, para uma resposta despreparada e que poderia expor a Cielo a uma situação que ele jamais viveu. A mídia faz o seu papel e ele, como celebridade está exposto a conviver com isso.

O pronunciamento foi simples e direto. Cielo, mesmo emocionado, soube conter as lágrimas que já estamos acostumados a ver  em grandes conquistas. Ele é o centro de tudo isso. Nenhum outro depoimento seria mais importante do que o dele.

Resta ainda citar que a regra de doping tem sido uma verdadeira Babilônia com dezenas de interpretações e decisões distintas. Se a Furosemida vai de “zero a dois anos”, tem atleta que deixou de fazer exame e foi perdodado e tem o Albert Subirats que vai ficar um ano sem poder competir. As decisões de doping das federações nacionais podem ser acatadas pela FINA ou a mesma pode até levar para o CAS/TAS como foi o caso de Jessica Hardy.

O resultado analítico adverso, ou o caso positivo de doping, seja como quiser chamar, a forma de dizer, como o fato de acreditarmos neles ou não pouco muda. Resta saber qual será a decisão do Painel da FINA, serão mais 20 dias de tensão, expectativa e muita ansiedade.

Que isso acabe logo, para o bem da nossa natação.

Desafios da M4 Sergio Vs Luan

No periodo de recesso que ocorreu antes do São João, varias brincadeiras rolaram na m4. Entre elas um desafio de trajes entre Sergio e Luan. Confiram o video e vejam quem venceu o duelo



sábado, 2 de julho de 2011

Suelly Aline e Victor Pires vencem V etapa do Baiano de Águas Abertas

Nas aguás frias do velho ´´Chico`` Victor Pires Simões confirmou a sua soberania, e venceu mais uma etapa do Baiano de Maratonas aquáticas. Com mais de 1 minuto de frente o atleta da ACEB levou mais uma, seguido por Renan Santos da Rhanc Fitness e Filipe Quirino Atleta da Cidade de Juazeiro, e filho do lendário campeão de Mar Grande Lourival Quirino.Victor, dessa forma, vai seguindo rumo ao titulo Baiano. Já no feminino, a atleta de Juazeiro Suelly Aline, que hoje treina na ACEB, venceu Marcia Santos do Cepe Salesiano, que foi Seguida por Jacinã Conceição da Rhanc Fitness

Entre meus companheiros de treino, Ricardo Serravalle foi o 53º com 1: 04:52, seguido por Milton Seixas que foi o 69º com 1:09:18, logo após veio Bruno Vasconcelos na 71º posição com 1:09:40 e literalmente atrás Wendel Borges na 72º posição com 1:09:41



Parabéns a todos, que participaram dessa etapa. A próxima etapa, será a prova de 10 km, também valida como etapa de brasileiro, nas aguás calmas de Inema no dia 09 de Setembro.

Até la, bom treino a todos

Mais tarde posto as fotos dessa etapa

Primeira Postagem

Fala Galera. Decidi criar um blog, no intuito de poder falar um pouco sobre minha pessoa, e poder contar um pouco de minhas observações do dia-a-dia. Com todos os meus Amigos me acham bastante comunicativo, e dizem que eu falo muito, tenho a leve sensação de que esse espaço vai render. Um abraço do amigo de todos:

Serginho Deraldo